Fazenda | O bairro mais antigo da cidade

FAZENDA - Itajaí

As terras que hoje constituem o bairro Fazenda pertenceram à sesmaria obtida em 1973 pelo Tenente Coronel Alexandre José de Azevedo Leão Coutinho.  Ele se mudou para cá trazendo mulher, Dona Fortunata Amélia de Azevedo Leão Coutinho, filhos e escravos. Construiu uma boa casa para residência, engenhos de farinha e açúcar e fez extensas plantações. A Fazenda como ficou sendo conhecida a propriedade do Tenente Coronel, chegou a ter grande cafezal, muitas laranjeiras e outras árvores frutíferas, extensas poças e plantações.
 
Em 1798, o Tenente Coronel Alexandre José de Azevedo Leão Coutinho se casou em segundas núpcias com Dona Felícia Alexandrina; e a 08 de Outubro de 1815, aos 64 anos faleceu o Tenente Coronel aqui em Itajaí, na sua casa da Fazenda, que então ficou sob a administração da viúva Dona Felícia, mulher ativa e de muito prestígio na região. Após a morte desta, seus filhos e netos foram vendendo partes dos terrenos da Fazenda, tendo conservado apenas a área central com a casa grande. Esta última parte foi vendida afinal, nos fins do século passado, ao Coronel Eugênio Luiz Müller, cujos herdeiros nos anos de 1960 lotearam a área que deu origem ao Loteamento Müller. Foi nesta ocasião que se demoliu a antiga e centenária casa grande da Fazenda, cuja construção ficava no local onde hoje está edificada a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes.
 
O bairro Fazenda tem, pois uma história que é anterior à própria história da cidade de Itajaí, cujo início somente se deu a partir de 1824. É, portanto, a mais antiga área urbana da cidade e o seu bairro mais antigo e histórico.  
 

Conheça Bairros pelo Brasil

LUNDICEIA

PORTO MADERO RESIDENCE

SAMBAQUI

VILA BUARQUE

VARGEM GRANDE

CENTRO

BOTAFOGO

JARDIM MARINGá, CONDOMíNIO

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.