Bairro Itacorubi

Itacorubi - Florianópolis

O Itacorubi localiza-se na região central da Ilha de Santa Catarina, ao longo do caminho que vai para a Lagoa da Conceição e as praias do leste. Possui boa infraestrutura, uma vez que vários órgãos do poder público do Estado, em sua maioria ligados aos setores agropecuário e industrial, estão concentrados no bairro.

Destacam-se, entre as instâncias responsáveis pela gestão agropecuária, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a Secretaria de Estado da Agricultura e desenvolvimento Rural (Seagri), a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC).

Já entre as repartições relacionadas à indústria estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Santa Catarina (Senai) e a Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina (Fiesc). Também podemos encontrar o Instituto Geral de Perícias (IGP), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).

Além da presença dos servidores públicos que ali trabalham, o Itacorubi se caracteriza pela intensa circulação de universitários. Isso porque se situam no bairro o principal campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), as Faculdades Assesc e a Unica.

Outra característica importante do Itacorubi é abrigar dois dos principais hospitais especializados de Florianópolis. De um lado, as margens da Rodovia SC-404 está o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), referência na prevenção e no tratamento de pacientes com câncer. Do outro lado, às margens da Rodovia SC-401, está o SOS Cárdio, especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do coração.

Nesta mesma região está outro centro de excelência e referência mundial no fomento à tecnologia. O Parque Tecnológico Alfa, por meio do Centro para Laboração de Tecnologias Inovadoras (Celta), abriga as várias empresas de ponta no desenvolvimento de software e hardware. No prédio principal, funciona a  incubadora de empresas do estado e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Estado de Santa Catarina (Fapesc). Os diversos prédios do complexo abrigam dezenas de empresas com base tecnológica, além de uma unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Tamanho conjunto de órgãos e empresas pode fazer qualquer um imaginar o bairro como um lugar cinza, completamente urbanizado. Contudo, a maior parte dele é composta pelo manguezal do Itacorubi, considerado o maior mangue situado em perímetro urbano do mundo. Além das belezas naturais, este importante ecossistema é chamado de berçário do mar, pois é nele que as espécies marinhas procuram abrigo para a procriação.

Nessa região do bairro também está localizado o Cemitério Municipal São Francisco de Assis, mais conhecido como Cemitério do Itacorubi ou, pelos mais antigos, como Cemitério das Três Pontes.

 
 

Conheça Bairros pelo Brasil

BELA VISTA

FLAMENGO

ENSEADA DO ALBATROZ

IMBUÍ

REAL PARQUE

RIO DE JANEIRO,DIVISA COM MINAS GERAIS

VILA ABRAãO - ILHA GRANDE

MARTIM DE Sá

UMARIZAL

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.