REPÚBLICA - Coração da cidade de São Paulo

República - São Paulo

República é um distrito situado na região central do município de São Paulo. Forma, juntamente com o distrito da Sé, o chamado Centro Histórico da capital paulista.

Localizam-se aí alguns dos pontos mais famosos da cidade, como a Praça da República, a Câmara Municipal de São Paulo, o Teatro Municipal, a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o Obelisco do Piques, o Palácio dos Correios, as avenidas Ipiranga e São João e o Largo do Arouche.

É atendido pela Linha 3 (Vermelha) e pela Linha 4 (Amarela) do Metrô de São Paulo.
As origens do distrito remontam à primeira efetiva expansão do núcleo principal da cidade a partir de sua colina central (o chamado Centro Velho, que hoje ocupa o 
distrito da Sé) para oeste do Rio Anhangabaú (atual Vale do Anhangabaú), especialmente durante a segunda metade do Século XIX e as primeiras décadas do início do século XX. A região do atual distrito República seria então chamada de Centro Novo em oposição à região do "centro velho".

Para tal, teve importante papel o aparecimento da Ladeira do Acu, no fim da qual posteriormente foi construída uma pequena ponte que permitiria a sequência de seu traçado para além das águas e do vale do mencionado rio. Este caminho seria batizado posteriormente de Rua de São João Batista e corresponde hoje ao trecho central Avenida São João, um dos principais eixos viários da região central da cidade. Também outro ponto de passagem era a chamada Ponte do Piques, que se localizava onde atualmente se encontra a Praça da Bandeira

A partir de então, o bairro, formado basicamente por chácaras, sendo a maior delas a do Marechal José Arouche de Toledo Rendon, foi ganhando ruas hoje ainda verificáveis no tecido urbano, como a Sete de AbrilCoronel Xavier de Toledo, Ypiranga (atual Avenida Ipiranga), entre outras. Formou-se também uma espaçosa área para que se pudesse praticar exercícios militares na cidade, a qual mais tarde daria lugar ao Largo do Arouche, e uma outra, que se constituía como ponto de diversão aos paulistanos da época com cavalhadas e corridas de touros: o Largo dos Curros, atual Praça da República, que deu nome ao distrito.

No limite oeste a sudoeste da Praça da República, formou-se a o bairro da Vila Buarque, que estabelece ligações com Higienópolis.

Conheça Bairros pelo Brasil

LARANJEIRAS

CôNEGO

ORLA 14

OUTRA BANDA

VARGEM GRANDE

STELLA MARIS

MARCO

PETRóPOLIS

ANDARAí

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.