Afonso Pena - São José dos Pinhais

Afonso Pena - São José dos Pinhais

No fim no século XIX, os imigrantes começaram a chegar na região de São José dos Pinhais. Oriundos de uma Europa em transformação, onde o agricultor tinha dificuldades para encontrar boas condições de trabalho, chegavam com a esperança de encontrar uma terra produtiva, que proporcionasse uma vida nova para o, até então, povo sofrido.

Desse contexto surgiram vários bairros do município, inicialmente colônias formadas especialmente por poloneses e italianos, com pequena participação de russos, ucranianos, portugueses e alemães. O jornal “Dezenove de Dezembro” de 1924, relata esta situação. “Com a chegada de novos imigrantes, outras colônias agrícolas arrolam-se pela região, a Colônia Afonso Pena ...”.

O surgimento da Colônia Agrícola Affonso Penna aconteceu ano de 1908. O nome é uma homenagem a Afonso Augusto Moreira Pena, presidente da república entre 1906 a 1909, responsável por estimular a migração no Brasil. Nascido em Minas Gerais, comandou o Brasil no período político chamado “café-com-leite”, época em que paulistas e mineiros alternavam no poder. Faleceu em 1909, sem completar o mandato.

A cultura se desenvolveu rapidamente na colônia, em 1926, um grupo de poloneses possuía uma banda e animava as festas na Associação Agrícola Afonso Pena, fundada em 1912. O futebol também já era praticado nesta época, em 1929 foi criada a sociedade “Esperança Futebol Clube”. Em 1999, a Sociedade Afonso Pena e a Sociedade Esperança se uniram criando o Clube Aliança, que permanece até os dias de hoje.

Em 1930, a primeira escola chegou na colônia. O Colégio Afonso Pena permanece funcionado, sendo um dos mais tradicionais do município.

Contudo, o maior ímpeto de desenvolvimento da Colônia Afonso Pena ocorreu após a década de 40, quando, por condições geográficas, teve uma área escolhida para a implantação de um aeroporto. Em 1946, com a guerra terminada e o Aeroporto do Bacacheri em péssimas condições, a aviação civil mudou-se para o Aeroporto Afonso Pena.

No ano de 1951, a empresa Auto Viação São José dos Pinhais contava com 27 ônibus, ligando o Aeroporto Afonso Pena a Curitiba, colaborando com o desenvolvimento do bairro. Em 1973, a empresa criou a primeira linha urbana, ligando o bairro Afonso Pena ao centro da cidade.

Atualmente, o bairro Afonso Pena está localizado há três quilômetros do centro de São José dos Pinhais. Possui uma área de 3,295 km² e perímetro de 8,996 km, aproximadamente 0,34% do território geral da cidade. Comporta cerca de 13 mil habitantes.

Conheça Bairros pelo Brasil

BOTAFOGO

PORTO GALO

SíTIO CERCADO

BOTâNICO

CENTRO

PIRABEIRABA

BOM PASTOR

CENTRO

PIRITUBA

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.