Afonso Pena - São José dos Pinhais

Afonso Pena - São José dos Pinhais

No fim no século XIX, os imigrantes começaram a chegar na região de São José dos Pinhais. Oriundos de uma Europa em transformação, onde o agricultor tinha dificuldades para encontrar boas condições de trabalho, chegavam com a esperança de encontrar uma terra produtiva, que proporcionasse uma vida nova para o, até então, povo sofrido.

Desse contexto surgiram vários bairros do município, inicialmente colônias formadas especialmente por poloneses e italianos, com pequena participação de russos, ucranianos, portugueses e alemães. O jornal “Dezenove de Dezembro” de 1924, relata esta situação. “Com a chegada de novos imigrantes, outras colônias agrícolas arrolam-se pela região, a Colônia Afonso Pena ...”.

O surgimento da Colônia Agrícola Affonso Penna aconteceu ano de 1908. O nome é uma homenagem a Afonso Augusto Moreira Pena, presidente da república entre 1906 a 1909, responsável por estimular a migração no Brasil. Nascido em Minas Gerais, comandou o Brasil no período político chamado “café-com-leite”, época em que paulistas e mineiros alternavam no poder. Faleceu em 1909, sem completar o mandato.

A cultura se desenvolveu rapidamente na colônia, em 1926, um grupo de poloneses possuía uma banda e animava as festas na Associação Agrícola Afonso Pena, fundada em 1912. O futebol também já era praticado nesta época, em 1929 foi criada a sociedade “Esperança Futebol Clube”. Em 1999, a Sociedade Afonso Pena e a Sociedade Esperança se uniram criando o Clube Aliança, que permanece até os dias de hoje.

Em 1930, a primeira escola chegou na colônia. O Colégio Afonso Pena permanece funcionado, sendo um dos mais tradicionais do município.

Contudo, o maior ímpeto de desenvolvimento da Colônia Afonso Pena ocorreu após a década de 40, quando, por condições geográficas, teve uma área escolhida para a implantação de um aeroporto. Em 1946, com a guerra terminada e o Aeroporto do Bacacheri em péssimas condições, a aviação civil mudou-se para o Aeroporto Afonso Pena.

No ano de 1951, a empresa Auto Viação São José dos Pinhais contava com 27 ônibus, ligando o Aeroporto Afonso Pena a Curitiba, colaborando com o desenvolvimento do bairro. Em 1973, a empresa criou a primeira linha urbana, ligando o bairro Afonso Pena ao centro da cidade.

Atualmente, o bairro Afonso Pena está localizado há três quilômetros do centro de São José dos Pinhais. Possui uma área de 3,295 km² e perímetro de 8,996 km, aproximadamente 0,34% do território geral da cidade. Comporta cerca de 13 mil habitantes.

Conheça Bairros pelo Brasil

CENTRO

PONTA VERDE

DEMARCHI

ALTO DE PINHEIROS

OLARIA

CENTRO

RIO DE JANEIRO DIVISA COM SãO PAULO

PARQUE TRIANON

LEBLON

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.